sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Como ajudar uma criança a lidar com a morte?


Crianças não nascem prontas para perder pessoas amadas, então, quando isso acontece, geralmente os adultos imergem em um sofrimento enorme e esquecem-se que existe um ser que nem ao menos conhece o significado desta perda por perto.

Não é incomum que os adultos tentem disfarçar a morte e a perda com a substituição. Morre um gatinho, pega-se outro, morre o cachorro, compra-se outro. Porém, ao fazer isso, não permitimos que a criança de fato, entenda do que se trata a morte e aprenda a lidar com ela. Afinal, nem tudo é substituível.

Se você pensa em usar a desculpa de que seu filho não está pronto para ouvir sobre a morte de uma forma natural, entenda que ninguém está. Nenhum adulto está pronto para perder um ente querido, porém, é importante que haja a compreensão sobre o tema, então fale a verdade, seja clara e esteja pronta para perguntas e lágrimas.

É importante que a criança entenda o ciclo da vida. Pessoas nascem, crescem e morrem e a partir daí, a respeito do conceito de alma, cada pai e mãe deve inserir a esperança ao seu filho, ensinando a ele o pós morte, seja a reencarnação, o céu ou o paraíso. Recomenda-se que assuntos como castigo eterno e inferno não sejam inseridos na primeira fase da vida, pois se o luto for vinculado a uma pessoa que não se encaixe no conceito de "perfeição", a criança pode entender que essa pessoa foi condenada ao sofrimento.

Ressaltando: Não esconda a morte de um animalzinho ou de uma pessoa querida. Evite crises de choro e desespero na frente da criança. Prepare-se e coloque a verdade da melhor forma possível para a interpretação do seu filho.

Se for preciso, procure a ajuda de um psicologo para facilitar a compreensão por parte da criança e até mesmo, dos adultos da casa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino