sexta-feira, 11 de julho de 2014

Livros Infantis que valem à pena.


Falamos no post anterior sobre o valor da leitura na vida dos pequenos. Hoje, trouxemos uma pequena lista com sugestões de livros que podem ser inseridos na rotina do seu filho:
A partir de 1 ano
Cocô no Trono, de Benoît Charlat (Ed. Cia. das Letrinhas).
Ótimo para crianças que estão prestes a tirar as fraldas, este livro animado tem engraçados comentários sobre as fezes de alguns animais, mostrados em desenhos grandes e de traços simples. No final, mostra um pintinho 'que faz cocô na privada, sozinho, como gente grande' e todos os animais citados aplaudem o feito do pintinho (com efeitos de sons e pop-ups). Tem até som de descarga.
A partir de 2 anos
Oh!, de Josse Goffin (Editora Martins Fontes)
À primeira vista, um peixe. Mas a página abre e oh! — ele vira um pato. O inusitado das metamorfoses é a graça do livro, feito só com ilustrações que surpreende e faz com que o leitor solte um Oh! depois do outro.
A partir de 3 anos
Viviana, Rainha do Pijama, de Steve Webb (Ed. Salamandra).
Viviana tinha um pijama fantástico. Imagina como seria o dos animais e decide fazer uma festa. 'Quem vier com o pijama mais animal vai ganhar um prêmio sensacional.' Também do autor, as ilustrações são outra boa farra.
Banho!, de Mariana Massarani (Ed. Global).
Depois de insistentes pedidos da mãe, Edson, Edilson e Ednalva entram na banheira e mergulham em um banho-fantasia repleto de peixes e animais da Amazônia. Outro filho, Edmilson, prefere viver sua aventura no vaso sanitário, onde lê seu livro Peixes. Ilustrações com cores vibrantes e traços firmes da própria autora enfatizam a brasilidade do texto. Para as crianças atentarem para a fantasia cotidiana e provarem um gostinho de Brasil.
COMO COMEÇA?, de Silvana Tavano e ilustrações de Elma, Ed. Callis
Cada coisa tem um jeito de começar: as cócegas e as piadas provocam a risada; o bocejo avisa que o sono está chegando; a árvore começa embaixo da terra e o pintinho começa sendo ovo. Reflexões e observações singelas como estas, acompanhadas de ilustrações do mesmo estilo feitas por Elma, dão origem a um livro tão simples, quanto encantador. Vai provocar na criança questionamentos que já estão em sua cabeça, mas ela não sabe como perguntar.
O livro ganhou recentemente o Prêmio de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto juvenil.
Da Pequena Toupeira Que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela, de Werner Holzwarth (Editora Cia. das Letrinhas)
As ilustrações do premiado Wolf Erlbruch se encaixam fabulosamente na bem-humorada história da toupeira que vai de animal em animal à procura de formatos de cocô para descobrir quem é que fez a arte na cabeça dela.
A Casa Sonolenta, de Audrey Wood e ilustrações fotográficas de Don Wood (Editora Ática)
Este livro premiado precisa ser lido muitas, muitas, muitas vezes para que se possa acompanhar as peripécias de uma minúscula pulguinha que atrapalha o sono do rato que dormitava sobre o gato, que ressonava sobre o cachorro, que cochilava sobre o menino, que sonhava sobre a avó. Contagiante.
Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa, de Arden Druce (Editora Brinque-Book)
Uma bruxa é convidada para sua festa e só aceita se o gato também for. Este pede para chamar o espantalho, que quer levar a coruja e, assim por diante, surgem árvore, dragão, tubarão, unicórnio, fantasma. Diversão com as extravagantes ilustrações de Pat Ludlow.
Essas são apenas algumas sugestões, contamos com a sua colaboração para aumentar esta lista!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino