sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Audição: brinquedos barulhentos


Evite esse desconforto para o seu pequeno!

Crianças adoram ganhar brinquedos, isso é um fato!
Esses elementos fazem parte do seu dia-a-dia, contendo infinitas utilizações para o desenvolvimento da criança, além de alegrá-los. Porém, os pais precisam estar atentos aos riscos de segurança que alguns desses brinquedos oferecem aos pequenos.


Atualmente, existe uma grande parcela de brinquedos no mercado que emitem sons, algo que superficialmente parece ser inofensivo, mas na verdade é um problema que atinge a maioria das crianças.

Em muitos casos, os pais podem achar vantajoso em adquirir um brinquedo do camelô, no entanto essa tática pode sair caro. Segundo dados de uma pesquisa encomendada pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, constatou que brinquedos sonoros ilegais apresentam uma característica preocupante: emitem um barulho mais estridente do que é permitido, portanto, ultrapassam de 85 decibéis.
O uso constante desses brinquedos pode gerar danificações na audição da criança em uma faixa etária de zero a três anos de idade, sendo em alguns casos irreversíveis, atingindo o desenvolvendo a fala e ao aprendizado em um modo geral.

A precaução mais adequada é prestar atenção na hora da compra, pois os brinquedos devem conter o selo de garantia de qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). Brinquedos que contém esses selos garantem a integridade da criança, uma vez que passam por variados testes, até chegar às prateleiras.    

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Brincar e Brincar: O papel do brinquedo na vida da criança



Olá leitores, o post de hoje falará da importância do brinquedo em muitos aspectos na vida da criança.

Em todo seu meio de convívio, a criança necessita de motivação para realizar funções em seu cotidiano. Brincar, por sua vez, é uma motivação e ação. Para que a brincadeira não se torne vazia, que não seja apenas a prática de uma ideia, é preciso obter "suplementos" que a valorize em sua dimensão. Tal fato corresponde a importância do brinquedo durante a infância dos pequenos.


Por incrível que pareça, brincar é um assunto sério, pois é um ato em que a criança se realiza e manifesta suas emoções. Brinquedos possuem um papel fundamental em muitos aspectos: intelectual, afetivo e lúdico.

. Intelectual: Ao brincar, a criança desenvolve habilidades em prol de sua mentalidade e inteligência;
. Afetivo: Aprendem a importância e como lidar com o próximo, e respeitá-lo;
. Lúdico: Fortalece e expande a imaginação.

Durante a infância, a criança desenvolve uma relação intensa com os seus brinquedos (certas pessoas guardam determinados brinquedos ao longo da vida), isto se deve aos bons momentos que proporcionaram a esses indivíduos. 

Vincular os brinquedos certos no dia a dia infantil, é oferecer-lhe informação e diversão ao seu mundo. É fornecer a "razão" para a ação de forma a interagir com o inconsciente vasto do pequeno. 

A Kits e Gifts, loja de brinquedos amiga da criança, disponibiliza ao universo infantil brinquedos altamente capazes de auxiliarem no desenvolvimento do pequeno em cada etapa da sua vida. Acesse o site e confira:   http://kitsegifts.com.br/     

quinta-feira, 22 de agosto de 2013


DIÁLOGO: Converse com o seu filho a respeito da chegada do bebê.

Conversar com o filho pequeno sobre a chegada de um irmãozinho, pode ser uma tarefa difícil para a mãe, pois há uma série de fatores decorrentes aos sentimentos da criança, principalmente o ciúme, que a faz ter receios de confabular com o seu filho sobre este assunto.

 Relativamente, varia-se a maneira com que a criança demonstra tais reações. Apresentam comportamentos de desobediência, choram com facilidade, criam situações de oposição, e em alguns casos recorrem a brinquedos que já não viam graça ou amigos imaginários. 


Essas condutas tem como objetivo chamar a atenção dos pais, afinal, existe uma forte sensação de ser deixado para trás.  
Crianças em geral, possuem atitudes que refletem de maneira imediata os seus pensamentos, portanto a reação negativa (inicialmente) que a criança demonstra ao receber a noticia que terá um irmão, é natural e passageira. Ele precisa viver este momento, isto fará com que se acostume e aceite a ideia de ter um irmão. 

O diálogo precisa ser objetivo, de forma não severa e respeitando as limitações dele. Explique que ter um irmão é maravilhoso, ele será o seu amigo e eterno companheiro. Sobretudo, diga o quanto é importante para a família e que o vínculo entre ambos nunca será quebrado, isso fará com que ele comece a ver o lado bom da história.

domingo, 18 de agosto de 2013


Benefícios do esporte para a criança

Olá mães e pais leitores do blog Kits e Gifts!

Em qualquer faixa etária, o esporte é fundamental para que se tenha vários benefícios ao longo da vida. Não seria diferente em relação a uma criança, pois a prática de uma determinada atividade física é importante no desenvolvimento infantil.

Motivo este pelo qual muitas escolas incorporaram a atividade física em seu currículo escolar, de uma forma bem interativa com a criança, como jogos, gincanas, olimpíadas, atividades extra classe (passeios ao ar livre) e a tradicional educação física, que encorpora esportes essenciais para o desenvolvimento físico. 

A prática de esporte e atividades físicas, possui um papel de peso para a formação da criança, pois esta função proporciona-lhes oportunidades de contado social, colaborando com o seu amadurecimento psíquico.


Através da execução dessas atividades, principalmente se forem realizadas em grupo, agregam-se vários aspectos positivos, não só na parte "estética", mas sim no aprendizado de conviver socialmente, tolerar as diferenças do próximo, respeitar regras, reconhecer as limitações de seu corpo e dos seus colegas.

De forma que a infância é o momento mais adequado para o inicio de atividades saudáveis, pois é um período que a criança está aberta a novos conceito. Portanto, ofereça-lhes o conceito de viver bem.

A Kits e Gifts, elaborou uma seção de brinquedos voltada para esta etapa. ESPORTE E LAZER: Além de exercícios físicos, seu filho se desenvolve, fica mais forte e saudável. Acesse o site e confira: http://kitsegifts.com.br/esporte-e-lazer.html

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

COORDENAÇÃO MOTORA: SEUS EFEITOS PARA A CRIANÇA


Equilíbrio e desenvolvimento

Olá leitores! O post de hoje traz pontos importantes a respeito da coordenação motora.

O ser humano possui a capacidade de realizar movimentos, que podem ser bruscos ou delicados. Esta capacidade denomina-se COORDENAÇÃO MOTORA.

Pular, correr, andar, saltar, são tarefas essenciais realizadas por crianças em plena atividade produtiva, e essas ações são executadas a partir de informações que o cérebro comanda para o corpo, dessa forma, esses movimentos realizados exigem a coordenação motora.

A coordenação motora ajuda a criança realizar diversos movimentos coordenados, os quais são fundamentais para qualquer atividade que a criança realize. Esta, é a responsável pela e agilidade com que o pequeno executa suas atividades.


Pode-se classificar a coordenação motora em duas maneiras: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Na primeira usam-se grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar. Já na coordenação motora fina, usam-se os músculos pequenos como os das mãos e dos pés. Um bom exemplo, é quando a criança executa atividades como pintar, desenhar ou manusear pequenos objetos. Esta prática requer movimentos mais precisos, o qual o faz desenvolver habilidades importantes. 

Para que a criança tenha um ótimo resultado em todas as suas ações, é muito importante estimular a sua coordenação motora. A Kits e Gifts, amiga da criança, disponibiliza uma linha de brinquedos que, além de divertir, é altamente capaz de estimular essa característica na criança.

sábado, 10 de agosto de 2013

MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO


Alimentos que podem ajudar na memória e concentração de seu filho.

Olá pais e mães leitores do blog Kits e Gifts!

Estimular a criança com brincadeiras, livros e brinquedos, afim de aprimorar o raciocínio, memória e a concentração, são boas alternativas para o seu desenvolvimento, além disso, vale ressaltar que a alimentação também tem poder direto sobre esses sentidos.

Uma alimentação rica em iodoferro e zinco, pode influenciar (e muito) o desenvolvimento das crianças. O iodo tem grande importância na vida dos pequenos, pois ajuda no desenvolvimento da tireoide, que é uma glândula de extra importância para o organismo, além de atuar na formação do cérebro, pois a ausência de iodo na alimentação das crianças pode causar retardo mental. Pode ser encontrado em alimentos, como: frutos do mar, peixes de água salgada (bacalhau, pescada, cavala e salmão), leite e ovos.

Alimentos ricos em ferro também ajudam o raciocínio, memória e concentração. Se a criança não consumir a quantidade de ferro que o organismo necessita, este pode ter deficiência no desenvolvimento cognitivo e anemia, o que pode ocasionar a sonolência afetando o rendimento escolar, além de afetar no comportamento, o ferro é importante pois oxigena os órgãos. O ferro é encontrado nos seguintes alimentos: carnes vermelhas e brancas, fígado, feijão, ervilha e lentilha.  


O zinco é essencial para desenvolvimento e formação dos neurônios e a ausência deste afeta diretamente no processo de cognição. O zinco pode ser encontrado em grãos integrais, ovos, carnes e ostras.

A alimentação saudável vinculada com boas e estimulantes brincadeiras, além de brinquedos específicos e livros que treinam a mente de seu filho, sempre lhe oferecerá bons resultados em função de aguçar o raciocínio, memória e concentração, os quais sempre serão fundamentais para o desenvolvimento da criança. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aprender de forma divertida



Olá leitores do blog Kits e Gifts!

Tão importante quanto a alfabetização, o processo de aprender a contar, lidar com os números, raciocinar a divisão de quantidades, é algo que acontece naturalmente, de forma que ajuda a criança em diversas situações ao longo de sua vida.

Em tudo o que fazemos, a matemática está presente a nos ajudar. Com uma criança não poderia ser diferente, pois esta deve saber da  importância em lidar com os números, uma vez que eles estarão sempre presentes.

A ideia de introduzir os números no cotidiano de seu filho, pode começar ainda cedo, quando ele tiver doze meses de idade com simples gestos, contando grupos pequenos de itens, como botões - "um, dois"- e cante músicas e rimas que incluam contar, como "um, dois, feijão com arroz...", para que ele se acostume com a ideia de forma progressiva.
Quando ele estiver com dois anos de idade, você poderá ensiná-lo a contar do número um ao dez, mesmo que ele ainda não entenda o conceito de contar objetos e por este motivo, ele pode chegar a alterar a ordem dos números (um, dois, cinco, sete... ), porém, não se preocupe, pois é uma etapa inalterável cujo ele deve viver.

Entre a faixa etária de três e quatros anos de idade, seu filho vai começar a entender que adicionar objetos aumenta a quantidade do que está sendo contando e que tirar "esses objetos" diminui a quantidade.

Brinquedos também atuam de forma positiva para esta etapa de seu filho, pois ensinam descontraidamente, interagindo diretamente ao subconsciente infantil, aflorando o que há de aproveitável em aprender e não esquecer o conteúdo que aprendeu. 

A Kits e Gifts loja de brinquedos amiga da criança, lançou uma novidade em sua linha de brinquedos para ajudar o seu filho no aprendizado com numerais. O jogo: NUMERAIS e QUANTIDADES- CIABRINK. Este além de estimular o aprendizado dos números e quantidades, auxilia na discriminação de sons, cores, formas, coordenação motora e criatividade.

Acesse o site e confira, também visualize outras novidades:     http://kitsegifts.com.br/numerais-e-quantidades-ciabrink.html 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Ajude o seu filho retornar a sua rotina com ânimo

Olá pais e mães leitores do blog Kits e Gifts!

Quando a criança está de férias, tudo é festa, legal e maravilhoso. Porém, quando as aulas recomeçam, estas apresentam certa dificuldade em entrar novamente ao ritmo após um mês distante do ambiente escolar. 

Crianças possuem uma característica própria de se acostumar com tudo facilmente, daí o motivo de terem dificuldade na volta as aulas. Pois durante o período das férias, a criança se acostuma a acordar tarde, todo dia assistir o desenho preferido, brincar com os amigos, etc.

Com o começo das aulas, é preciso retornar a vida normal, sendo algo dificultoso para a criança e para os pais também. Por mais que o pequeno aparente certa dificuldade em seguir a rotina que tinha antes das férias, você pai, você mãe, precisa ajudá-lo a compreender, de forma não rude, é claro, que possui obrigações a serem cumpridas e que o tempo de diversão poderá ser vivido quando  as tarefas estiverem prontas.

Explique para seu filho, que na escola terá a oportunidade de falar sobre o que viveu durante as férias, porém, terá o momento em que deverá prestar atenção e realmente estudar. Incentive-o para os estudos de forma criativa, e o que precisa fazer para ser um bom aluno. Dessa forma ele reagirá muito bem sobre a ideia de ter direitos e deveres.   
 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino