terça-feira, 14 de maio de 2013

Compartilhando a vida social e escolar de seu filho.


A criança na faixa etária entre 3 e 6 anos, entram em uma nova fase. É quando entram na escolinha e começam a conhecer um novo mundo. Esse novo mundo, como todos sabemos, envolve diferenças de raças, credo, valores, costumes e até culturas. São novos amigos, brincadeiras e muito aprendizado. 

É nessa fase que os pais tem que tomar todo o cuidado, se mantendo presente sempre. Eles são curiosos, começam a perguntar e falar muito. Costumamos dizer que é a fase da independência... Com o tempo, começam a querer ir para escola sozinhos, dormir na casa de amiguinhos, parentes, entre outros. Fazem as lições de casa, arrumam seu próprio quarto, começam a receber mais responsabilidades, e acreditem! Eles levam tudo isso muito a sério. Se sentem super realizados em cumprir uma tarefa, e é aí onde nós pais entramos.




Observações e elogios são sempre muito bem vindos. Essa é uma fase em que a criança quer roubar toda e qualquer atenção. Querem se destacar, mostrar as coisas para os pais, querem receber todo o carinho e cuidado. Elas voltam da escola cheias de novidades boas ou não, e de toda forma, querem contar. São novas histórias e momentos, e tudo isso é muito bom. É nessa fase que você vai moldando o caráter do seu filho, contando as suas experiências e histórias de como era quando tinha a mesma idade... Eles precisam disso. E sim, eles sabem quando você está prestando atenção, querendo saber ou não. Por isso é muito importante que você participe, seja companheira e apoie seu filho dizendo o que é certo e o que é errado com todo o carinho que só os pais tem.

Muitas crianças evitam participar de eventos nos quais são mais expostos, geralmente por timidez, insegurança ou por medo de fracassar. Nessa fase, os medos e sentimentos estão todos a flor da pele. Então, temos que entender e compreender o que se passa, ver qual mensagem estão querendo transmitir e apoiá-los, passando toda segurança do mundo para que possam modificar essas atitudes.




Incentive seu pequeno a fazer amizades, sempre convide os amigos dele para frequentar sua casa, promova passeios infantis e permita que eles escolham coleguinhas para acompanhá-los. Tudo isso ajudará muito no desenvolvimento do seu filho e fará com que ele perca o medo do contato com o mundo. 

Se faça presente sempre, Isso é tudo! 

Estas são as dicas de hoje da Kits e Gifts para vocês.

Até a próxima mamães e papais!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino