quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os fantoches são pura diversão!


Vamos falar de um tema que as nossas crianças adoram: a brincadeira de fantoches. Vamos contar um pouquinho sobre essa brincadeira que é bem antiga, mas ainda encanta a criançada.
Para quem não conhece a história dessa brincadeira tão legal, vai aí um breve resuminho.  O fantoche é bastante antigo, tanto quanto a nossa civilização. Esse “espetáculo” tem origem das manifestações animistas das sociedades primitivas. Antigamente, nas cerimônias de rituais  de magia animista, era a máscara ou o fantoche que conferia poder divino ao personagem.


Embora hoje em dia não seja tão propagado, o fantoche é um tipo de marionete que marcou toda uma época e hoje é considerado um traço da cultura mundial. Ele é conhecido também como Marionete de Luva. O fantoche é basicamente realizado por uma pessoa que coloca a mão dentro do boneco e dessa forma produz os seus movimentos, geralmente o dedo indicador sustenta a cabeça do fantoche enquanto o polegar e o anelar fazem a função dos braços.
 Essa brincadeira é mundialmente conhecida e recebe muitos nomes diferentes dependendo do país. Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, Rússia, são exemplos de regiões onde essa arte é bem conhecida. Aqui no Brasil, as marionetes de luva são bastante populares. No Nordeste, por exemplo, ele costuma ser chamado de mamulengo. Temos até uma data para comemorar o dia do Fantoche, Nove de Maio. Uma coisa que ajudou bastante na disseminação dos fantoches ano nosso país, foram os programas de televisão, que usam fantoches para dar vida aos seus personagens. Bons exemplos são o Louro José do programa “Mais você” ou o Xaropinho, do “Programa do Ratinho”.


Essa brincadeira é muito legal e estimulante na vida dos pequenos, eles podem interagir com a brincadeira e com os personagens, conversar, perguntar, fazendo com que eles percebam que fazem realmente parte da brincadeira, geralmente eles gostam muito, o melhor é que dá para improvisar um teatrinho em casa mesmo, no quarto da criança. O fantoche é um artigo que traz fantasia à brincadeira das crianças e um brinquedo que não pode ser esquecido.
Se você ficou com vontade de comprar um fantoche pra brincar com seus filhos, sobrinhos ou alunos, visite nossa loja WWW.kitsegifts.com.br  e veja nossos modelos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino