quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brincadeiras culturais


Olá, hoje vamos falar de um tema bem legal, as brincadeiras culturais, elas foram passadas de geração em geração, e vem dos povos que deram origem a nossa civilização, hoje elas fazem parte da cultura do nosso povo e fazem parte do nosso folclore que marca os períodos por aqui vividos. Vou falar de algumas brincadeiras específicas e suas origens.



Antigamente, como todos nós já sabemos, os índios viviam aqui na nossa terra, antes dela ser descoberta, eles usavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho, eles brincavam de jogar um para o outro, eles chamavam-na de Pe’teka, que em Tupi (uma língua indígena) significa bater e foi daí que a nossa conhecida brincadeira de Peteca.
A amarelinha, diferente da peteca, não é original aqui do nosso país, ela tem origem Francesa, mas assim que chegou no Brasil se tornou super popular, a brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semi círculos formados nas suas pontas e é jogada com uma pedrinha que deve obedecer as paredes de cada bloco, logo essa brincadeira se tornou parte da nossa cultura, toda criança adora brincar de amarelinha.


Antigamente, cerca de 1000 anos antes de Cristo, a pipa era usada como forma de sinalização, mas logo que chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses, ela se tornou uma forma de diversão muito usada por todos. Essa brincadeira consiste em fazer a pipa voar através das forças do vento, a pipa é controlada por uma corda que permite ao seu condutor deixar mais alta ou mais baixa, como preferir.
Ciranda
Uma das danças mais conhecidas do nosso país, caracteriza bem a cultura do nosso povo e é adorada pelas nossas crianças,ela foi trazida de Portugal como uma dança para adultos, mas sofreu algumas transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. Essa brincadeira é muito utilizada em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando de geração em geração e mostrando sua importância folclórica e cultural.

É super importante que as  crianças conheçam as brincadeiras antigas e saiam um pouco desse mundo de tecnologia que vivemos hoje. Você vai se divertir quando pular uma amarelinha com seu filho, empinar um pipa e brincar de ciranda cirandinha. Experimente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino