segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Alergias alimentares nas crianças


Crianças com imunidade mais frágil têm facilidade em adquirir alergias e a mais comum é a alergia alimentar. Na medida em que o sistema digestivo amadurece, ele passa a não permitir que os alimentos desencadeadores da alergia sejam absorvidos. As crianças costumam superar alergias ao leite, trigo e ovos a partir dos seis anos de idade. Alergias mais graves com partido de castanhas, amendoim, peixes e frutos do mar, costumam durar toda a vida. No post, vamos tirar algumas dúvidas que muitas vezes se tornam o pesadelo para muitas mamães.
As alergias alimentares em bebês exigem muitos cuidados, é preciso ficar de olho nos sintomas. Um deles é relacionado à pele, mas também pode se manifestar na forma de problemas digestivos ou até mesmo em dificuldades respiratórias.  Ter regras na hora da alimentação pode ajudar a prevenir o aparecimento de alergias. Mas tem algo muito importante que precisa ser avaliado: é preciso verificar se na família tem histórico de alergia.

 Nos bebês, o sistema imunológico ainda não atingiu a maturidade. Por isso, alimentos como ovos, morangos, amoras, pêssegos, leite e kiwi devem ser evitados durante o primeiro ano, assim como o mel que pode conter esporos de Clostridium botulinum, que, nessa forma, é inofensiva para crianças mais velhas, mas pode causar botulismo nos bebês.
Apesar do incômodo, as alergias, geralmente, têm tratamento, que pode ser feito através de dieta específica e exclusão de alimentos que provocam essa alergia, mas é preciso ter um acompanhamento de um nutricionista especialista e gastroenterologista. Durante uma crise de alergia alimentar grave, quando o indivíduo sente muita dificuldade em respirar e tem inflamações gástricas, recomenda-se a toma de medicamentos para tratar o choque anafilático, como a aplicação de uma injeção de adrenalina, por exemplo. Reações leves que surgem na pele podem ser tratadas com a tomada de anti-histamínicos de uso oral. Porém, em qualquer situação de alergia alimentar é indispensável o acompanhamento e tratamento médico, sob o risco do desenvolvimento de deficiências nutricionais como queda de cabelo, unhas fracas, pele deficiente e má cicatrização, dentre outros.

Para as mamães que gostam de usar medidas caseiras, uma dica é o chá feito com as folhas de sabugueiro, o que é uma ótima forma de tratamento caseiro para as alergias. O sabugueiro atua sobre a glândula supra-renal estimulando-a, favorecendo a cura de diversas reações alérgicas.
As reações alérgicas podem aparecer sem motivo aparente, mas é preciso ter cuidado para que não seja agravada. Uma forte reação alérgica pode causar asfixia devido ao inchaço que ocorre na laringe. Fique bem atento com o seu bebê e tome as precauções corretas para que não haja problemas futuros. Cuidar da saúde é a base para o bom desenvolvimento de cada criança.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino