quarta-feira, 30 de maio de 2012

SONINHO PERFEITO!


                               
Choro, incômodo... a noite ta sendo difícil na sua casa? Algumas dicas podem diminuir essa aflição!Você sabia que o neném precisa de um cantinho onde ele saiba que deve dormir ali? É verdade, ele identifica as cores, os sons... então nada de sair colocando ele na cama de um, de outro, carrinho, sofá... ele precisa se acostumar com um lugarzinho pra dormir.
Alguns objetos também fazem seu pequeno se sentir a vontade. Uma fraldinha com o seu cheiro, um ursinho de pelúcia, a mamadeira, sua mão no rostinho dele, sua voz falando mansamente ou cantando, tudo isso pode ajudar na hora de fazê-lo relaxar.
A sensação de que tudo se repetirá e ele terá mais uma noite tranqüila, é importante pra ele também. O papai também pode acompanhar esses momentos ou até mesmo, revezar com você.
Os bebês choram porque não sabem dizer “Fica comigo, não quero ficar sozinho”. Ficar junto, mostrar que o cachorrinho já dormiu ou que o gatinho da casa ta nanando, pode ajudar ele a perceber que tem hora pra tudo e que dormir não é motivo de sofrimento, todo mundo dorme tranqüilo e ele também pode.
Tente deixar a casa silenciosa e com pouca iluminação. Não dê bronca, não é hora disso. Hora de dormir é hora de acalmar, relaxar, descansar, e não hora de chorar até cansar. Seja paciente e amadureça junto com seu filho.
Um dia estressante, uma noite estressante. Se seu flhio teve um dia absurdamente diferente do normal, pode ter muita dificuldade pra dormir. A excitação pode demorar para passar e aí você terá que ser mais paciente, mas fique tranqüila, que na hora que ele dormir, vai descansar de verdade.
De todas as idéias que você tem pra fazer seu neném dormir, descarte a de levá-lo para sua cama, esse é um hábito muito difícil de se retirar depois e você só conseguirá adiar a resolução do problema, ainda sob o custo de perder sua privacidade.
Procure entender o que incomoda seu filho e busque soluções com tranqüilidade, todos os benefícios que vocês conseguirem alcançar, terão reflexos em toda a vida de ambos.

sábado, 26 de maio de 2012

AI QUE DENTINHO LINDO!


Sabia que sua alimentação na gravidez pode influenciar o surgimento de cáries no seu bebê? É verdade! E quando seu neném nasce, é muito importante controlar a ingestão de açúcar nos primeiros meses e nas primeiras refeições. O uso da chupeta também pode auxiliar no surgimento de bactérias que podem causar problemas posteriores.



Na hora que os dentinhos começam a aparecer, alguns cuidados devem ser tomados:
Quando o dentinho tiver apontando na gengiva da criança, limpe com gaze umedecida.Use pouca pasta de dente quando começar a escovação, o excesso de flúor mancha os dentinhos.A criança deve começar a escovar os dentes sozinha a partir dos 7 anos e mesmo assim, os pais devem acompanhar para ver se não está sendo feito de forma errada.



Que doce dá cárie não é novidade, então se for permitir o consumo, opte por fazer isso em momentos após as refeições, o efeito é menos trágico.
Ensine seu filho a mastigar bem os alimentos. A salivação dilui o açúcar e isso diminui o risco de cáries.



Procure escovas de dente com desenhos, temas interessantes e pastas que tenham um gosto bom, isso será um estímulo pra que seu pequeno goste desse momento de higiene e tenha sempre dentes saudáveis.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Seu filho seguro na escola


 Entre todas as preocupações que envolvem a educação de nossos filhos, uma das maiores está a segurança deles na escola.
É direito de cada pai, procurar saber como seu filho é tratado na escola, como é o desempenho dele em sala de aula, os colegas de classe, e o mais importante, se o colégio de seu filho está suscetível á furtos, invasões e outros problemas relacionados à violência.
Embora não adiante muito, na falta de profissionais capacitados, algumas escolas adotaram a medida de usar câmera de segurança, para poder ajudar a captar os maus tratos às crianças e adolescentes.
Por conta de muitos casos, como o que aconteceu na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no ano passado, onde morreram 12 crianças assassinadas, ou como o caso da adolescente que foi agredida por vários alunos, em Belo Horizonte. Os pais que acreditavam na segurança seu filho, hoje em dia já não tem mais tanta certeza disso.
         
Mas como manter a segurança do seu filho na escola?
O bom seria se cada pai observasse o histórico da instituição que seu filho irá frequentar, saber como é o convívio entre alunos e professores, se alunos que estudaram na instituição já sofreram algum tipo de agressão física ou verbal, procure saber também o porquê aconteceram as agressões, ser amigo de seu filho, passar confiança a ele. Muitas crianças que sofrem esses tipos de preconceito evitam comentar em casa, ou até mesmo com os profissionais da instituição por medo. 
                                                                         
Caso ocorram mudanças no comportamento de seu filho dentro de casa, vá até a escola, pergunte como está indo o seu rendimento, evite de todas as maneiras que seu filho sofra qualquer tipo de constrangimento, e se o seu filho também for uma dessas crianças que sofrem com esses tipos de agressões, não deixe de agir, denuncie. 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como proteger seu filho de acidentes domésticos?


Criança pequena não tem capacidade para avaliar qualquer tipo de perigo. Qualquer objeto perigoso na mão deles é motivo de uma diversão sem tamanho.
Para crianças de até uns três anos, que adoram levar tudo à boca, os botões, moedas, pregos, parafusos e até brinquedos com peças pequenas, são uma atração irresistível para eles. Cuidado, pois as crianças podem engasgar-se e até sufocar.
As quedas são as principais causa de acidentes domésticos com as crianças, seguidas dos cortes, das queimaduras e das intoxicações.
Se você mora em apartamento ou em sobrado, procure colocar grades nas varandas e nas janelas, por segurança, tranque sempre a porta, um descuido e eles podem sair, cair e se machucar. Se na sua casa existe uma caixa de primeiro socorros, para eventuais urgências, deixe-a longe do alcance das crianças, de preferência em lugares alto, onde elas não podem alcançar.


Ao levar seu filho para brincar, sempre fique junto dele, ou em uma distância onde você possa chagar rapidamente caso ele se machuque. Sempre que seu filho for brincar na piscina, ou praia, caso ele não saiba nadar, equipe-o com coletes e bóias. Se tiver piscina em casa, Lembre-se de colocar uma tela de proteção sobre ela.


Quando estiver cozinhando, mantenha seu filho longe do fogão, se possível, quando for mexer com óleo quente, ou ferver água, utilize as bocas de trás do fogão para não correr o risco da criança derrubar em cima dela. Mantenha longe das crianças o alcance das facas e do fósforo.


Os produtos de limpeza, e remédios, também devem ficar em um local inacessível, longe do alcance das crianças, guarde-os na dispensa e tranque a porta. Uma dica importante, as tomadas devem estar sempre com protetores, para que não corra o risco da criança tomar um choque.




Como a criança tem os adultos como exemplo, evite fazer coisas que ofereçam risco perto delas. Oriente seu filho, é fundamental explicar os motivos de cada medida preventiva, para que ele possa entender que tudo está sendo feito para o seu bem.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Conforto e seguranças para as crianças


Quando se tem filhos, imaginamos e idealizamos o que queremos para vida deles... em como será o seu futuro, qual caminho ele seguirá... dentre muitos outros pensamentos que se passa em nossa cabeça. Fazemos sempre muito mais do que podemos para dar a eles tudo do bom e do melhor, nos preocupamos com os detalhes de cada coisa que diz respeito a esse ser, que para os pais, com certeza é, e sempre será, um presente divino.





Sabe-se que uma criança também possui a necessidade de ter o seu próprio espaço para que se tenha um crescimento mais saudável, e esse espaço sem sombra de duvida é o quarto. É nesse cômodo, direcionado diretamente à criança, que ela passará os mais importantes momentos do seu inicio de vida - o que é fundamental para que ela possa construir sua personalidade de maneira sadia e positiva, portanto, pode-se afirmar que a decoração desse espaço é essencial.





Pensando em como auxiliar a todos, decidimos pesquisar e ver quais as melhores dicas de decoração que poderíamos passar a vocês. Devemos lembrá-los que quando se trata de decoração de quarto infantil, beleza não é o essencial, mas sim conforto e segurança.
Para a pintura das paredes do quarto, dê preferência às tintas sem cheiro, mesmo custando um pouco mais, o investimento vale à pena porque em poucas horas o quarto estará livre do cheiro de tinta - o que não aconteceria com uma tinta comum, pois o cheiro iria permanecer durante dias causando um pouco de incômodo à criança, podendo até causar algum tipo de alergia. 



Na hora de comprar os móveis, devemos prestar atenção se as pontas e bordas do mesmo são arredondadas, para que não aconteçam acidentes desagradáveis. Móveis de vidro não são recomendados.





Como alergia na infância é comum, devemos tomar cuidado com materiais que possam acumular muita poeira. Hoje em dia, as cortinas, jogos de cama, tapetes e até mesmo bichinho de pelúcia, tudo feito com material antialérgico, se encontra com mais facilidade que antigamente, portanto, dê preferência a esse tipo de material, e claro: é muito importante a higienização do quarto, móveis e utensílios do quarto da criança regularmente.
Não se esqueça que criança necessita de espaço para que possa se locomover e brincar da melhor maneira possível, portanto, coloque apenas o essencial de móveis no quarto, assim conciliará conforto com espaço.
As cores utilizadas, tanto nas paredes como nos móveis e utensílios, devem ser cores claras, pois transmitem mais calma – afinal, as crianças já são agitadas por natureza.



Aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, vídeo games, entre outros, não são muito recomendados, caso queira colocá-los, procure colocar de maneira fixa e firme em local de difícil acesso. Assim, a criança só poderá mexer com seu auxilio.



Como especificamos, com pequenos cuidados, conseguimos transformar o espaço em um lugar confortável e seguro para que esses pequeninos possam aproveitar da melhor maneira possível o que podemos chamar de “seu espaço”. 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Brinque com o seu bebê


No início da vida, aparecem as reações circulares. O bebê provoca um ato sem qualquer intenção, e estimulado pelo que aconteceu o repete. O primeiro brinquedo é o próprio corpo. Até os seis meses, a exploração dos objetos é instintiva e ele se sente estimulado a pegar o que vê pela frente e tenta levar à boca. É nessa fase que se dá conta da permanência do objeto e entende que se algo é escondida embaixo de uma fralda, basta levantar o tecido para reencontrá-lo. Ele não desaparece para sempre.

Perto de completar 1 ano, consegue se locomover melhor, seja  rastejando, engatinhando ou andando. Além disso, pode passar qualquer coisa de uma mão para a outra com facilidade. Por causa da mobilidade, a capacidade de exploração aumenta consideravelmente. Até um ano e meio, é esperado um vocabulário mais desenvolvido e maior movimentação que na fase anterior.

Para você mamãe explorar essa fase tão gostosa e importante na vida do seu bebê ai vai dicas de brinquedos para ajudá-lo a se desenvolver brincando.


Estimula a coordenação motora, percepção de cores e formas, e convívio social.

É ideal para a diversão e o aprendizado de seu bebê.

É muito divertido, ele irá proporcionar desenvolvimento e diversão para o seu bebê na hora do banho, coloque água e veja as rodinhas girarem.
Use sua imaginação , veja o seu filho crescendo,brincando e aprendendo.

domingo, 6 de maio de 2012

A importância dos brinquedos pedagógicos


O melhor de tudo é aprender brincando. E a criança precisa de tempo para brincar. Por meio da brincadeira, é possível descobrir os limites do corpo e de como lidar com as frustrações. É justamente por causa da importância dessa atividade que um elemento precisa merecer a atenção especial dos pais: o brinquedo.


Muitas vezes a falta de tempo para dedicar às crianças fazem pais acreditar que a quantidade de brinquedos pode satisfazer a necessidade dos filhos. E na verdade os pequenos não precisam de muito. Eles podem passar o dia todo envolvidos apenas com um brinquedo.
Aí vão algumas dicas de brinquedos e a sua importância no crescimento da criança:




A brincadeira é de conseguir levar com a mão a bolinha pelo caminho de um lado para o outro transpondo o labirinto.
Os movimentos que a criança faz ao brincar ajudam no desenvolvimento de sua coordenação motora.
Pode-se variar a brincadeira, inclinando-se a Joaninha de forma que sem tocar na bolinha ela passe de um lado para o outro.








Desenvolve a atenção, concentração, discriminação entre figuras, cálculos, percepção visual e conhecimento do tempo ocorrendo de uma maneira fácil e muito divertida. 





Desenvolve a coordenação viso-motor, criatividade, e noção de espaço.
Use da sua criatividade e incentive o seu filho (a) aprender brincando.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

BICHINHO DE ESTIMAÇÃO. QUE TAL?


Você sabia que ter um animalzinho em casa, ajuda no desenvolvimento do seu filho? Sim, isso é comprovado cientificamente! Desde a questão de ter que compreender um ser que não pode falar, mas que demonstra o que sente, até o fato de que, como os animais vivem menos que os humanos, as crianças aprender a lidar com perdas. Já parou pra pensar sobre isso?
Um cachorrinho ou um gatinho são mais do que “moradores” da casa. Eles ajudam a criança a desenvolver coordenação motora e também, controle emocional. Os pais devem mostrar para os filhos que os animaizinhos não estão ali apenas para diverti-los, mas que precisam de cuidado, carinho e atenção. Isso cria senso de responsabilidade e respeito às diferenças.
Já pensou sobre isso? Veja algumas características dos animaizinhos que podem fazer companhia pro seu baby:
CACHORRO:
Carinhoso e companheiro. Ajuda muito na parte motora da criança, diverte e apóia em momentos de dificuldade.
GATO:
Bem independente, para crianças mais calmas, mais delicadas, que gostem de companhia, mas não gostem muito de ter seu espaço invadido.
PÁSSARO:
Bonito e estimula o gosto musical, mas mantê-lo dentro de uma gaiola, pode fazer seu filho desrespeitar a liberdade das pessoas no futuro.
TARTARUGA:




Estimula o amor pela natureza, mas ao mesmo tempo, corre o risco de ser esquecida pelo seu filho.
Você ainda pode procurar outras opções como hamsters, por exemplo, mas lembre-se sempre que esse tipo de escolha não pode ser desfeita. Adquirir um animalzinho e depois descartá-lo, fará com que seu filho entenda que a vida animal não tem tanto valor, não merece tanto respeito e isso pode refletir em suas atitudes futuras.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Férias de Julho - Programe-se!


As férias chegando, com elas vêm às duvidas de onde ir com a família, o que tem que levar? quantos dias ficar no lugar escolhido?
O primeiro passo é você pesquisar muito, pois julho é um mês muito caro para viajar. Procure lugares onde tenham bons descontos e conforto para a família toda.
Busque chácaras, fazendas e ranchos que sempre têm muitas atividades para entretenimento e muitas vezes com um preço acessível.
E o que levar para um passeio assim?
Não leves coisas desnecessárias, afinal, muitas bagagem às vezes se tornam um problema.
Tenha sempre em mãos roupas de calor e de frio, o tempo às vezes muda muito e não queremos passar frio ou calor demais, né?!
Se for viajar com crianças, tenha sempre algo para entretê-los no caminho, principalmente se as horas de viagem forem muitas, a criança acaba ficando impaciente e aí a confusão está armada.
E o mais legal é sempre registrar esses momentos para guardar.
Agora é só escolher o destino, fazer as malas e boas férias!!
 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino