terça-feira, 24 de abril de 2012

Ensine seu filho a ser organizado


Os pais hoje encaram a falta de organização dos filhos com um pouco de desespero, é preciso ensiná-los a ser uma criança organizada, e futuramente ser um adulto responsável. Tudo começa pelo quarto e assim vai se estendendo para as roupas, até que seu filho tenha uma noção de responsabilidade e a ser independente.


A falta de organização de uma criança pode resultar em um adulto totalmente irresponsável e desequilibrado, tanto no material como no psicológico, o emocional de adultos que nunca receberam instruções de organização costuma ser totalmente frágil e desorientado. Como ensinar meu filho a ser organizado? Daremos dicas fáceis, atenção:

Transferindo responsabilidades aos poucos:

Cedo ou tarde nós precisamos ter consciência de nossos atos, isso é ser responsável. É importante que já comecemos a deixar nossos filhos realizarem funções sozinhos, como deixá-los pegar seus brinquedos sozinhos na prateleira ou no cesto sem precisar de nossa ajuda, e a mesma coisa é ensiná-los a guardar os brinquedos em seus lugares. 




Deixar cuidar de levar as roupas sujas ao lavatório, arrumar a mesa e tirar o pó, ensinando como se fosse uma brincadeira prazerosa. Comer sozinho também é uma tarefa que não podemos esquecer por que existem crianças com 5 anos que tem preguiça e pedem para os pais darem alimentos na boca, isso é prejudicial pois a criança pode se tornar dependente, e pensar que a responsabilidade é toda dos pais.



Na hora de sair ou até mesmo de se arrumar depois do banho é bom você ir ensinando seu filho a se organizar sozinho, zíperes, botões, cadarços e gancho, escolha roupas com elásticos, velcros e até mesmo zíperes ou botões parcialmente fechados. Ensine a escolherem roupas, como colocar um calçado no pé esquerdo e outro no direito. 



Para terminar nossas dicas, o melhor para o ensinamento de atenção é mostrar para a criança virar a etiqueta para trás, também ensinar que tem estampas de camisetas que são para frente, e por último ensiná-la a guardar tudo na gaveta. Para cada coisa organizada, dê à criança um agrado, para ela saber que o que ela está fazendo é certo e que essa atitude tem elogios e recompensas. Com isso seu filho vai crescer um adulto mais responsável e organizado, um exemplo na sociedade de hoje.

2 comentários:

lilian on 26 de abril de 2012 às 11:31 disse...

Ensina as crianças serem organizadas, é uma tarefa não muito fácil mas que tem que começar cedo. Amei!!!
Beijos.

Kits e Gifts on 27 de abril de 2012 às 11:35 disse...

Pois é Lilian... Organização em primeiro lugar, e também nossas crianças estão cada vez mais espertas, então é bem mais fácil ensina-las!! Beijos

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino