sábado, 31 de março de 2012

Crianças também sofrem estresse



O distúrbio mais falado do século 21 é o estresse. Para aqueles que acham que o estresse é um distúrbio que só existe em jovens e adultos está muito enganado, os pesquisadores das áreas da mente comprovaram que o estresse, como a depressão, é um mal que ataca também a classe infantil,como crianças e bebês.

O estresse é um mal que se desenvolve em qualquer lugar e ambiente hostil, isso pode acontecer quando um chefe briga com seu funcionário na presença dos demais ou quando há atritos em casa. Com a criança pode ocorrer quando ela encara uma discussão com um colega de classe ou mesmo leva uma bronca da professora, causando um estado de nervosismo e ansiedade.


O estresse infantil pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em bebês de meses, em crianças esses ambientes hostis podem ser problemas com a escola, em casa, com amigos ou com os próprios pais: "qualquer mudança na vida de uma criança pode estressá-la". Problemas familiares, ausência dos Pais ou luto de uma pessoa que a criança se apegava, podem criar situações de bastante estresse. Mas uma das principais causas do estresse nas crianças, por incrível que possa parecer, são os pais.


Na escola sabemos que isso é mais aparente por um fator que hoje é preocupante nas redes de ensino, o bullying, onde a criança sofre maus tratos por parte das demais crianças da escola, por algum defeito físico, posturas que julgam inadequadas ou até mesmo por ser disciplinado. 


Nesse nível de estresse contínuo, a criança se fecha em um mundo só dela, criando amigos imaginários, fazendo desenhos sem nexo, não querendo se sociabilizar com outras crianças, choro ou lamuria, falta de apetite ou aumento do mesmo e até mesmo mudança de comportamento, trazendo a tona a bipolaridade. 



Não dada a devida importância ao estresse infantil, ele pode desenvolver-se em um quadro de depressão profunda podendo causar o óbito ou suicídio, como vimos no ano passado o caso do menino Roliver de Jesus Santos, em Vitória no Espírito Santo, que se suicidou por ser vítima de bullying na escola.
Veja os sintomas de seus filhos para saber se ele está com estresse infantil e tome suas providências:

SINTOMAS DE ESTRESSE INFANTIL

. Irritação, mesmo quando não há motivo aparente.
. Isolamento: a criança deixa de conversar com os pais e amigos e quer sempre ficar sozinha.
. Mudanças genéricas no comportamento: por exemplo, a criança sempre gostou de ir à aula de inglês, mas passa a fazer birra toda vez que chega perto do horário da aula.
. Mudança nos hábitos alimentares: mostra desinteresse pela comida, mesmo pelas que mais gosta.
. Mudança nos hábitos de sono: a criança dorme demais e está sempre cansada.
. Problemas digestivos: acidez no estômago e reclamações de dor de barriga.
. Ansiedade.
. Agressividade.
. Problemas no desempenho escolar, esportivo ou social.


A maneira de prevenir seu filho desse mal é deixa-lo brincar, fazer esportes, ter uma ótima alimentação, educação e ensinamentos que ensinam que devemos conviver com as diversidades e criticas, a família se reunir para conversar, brincar e passear. Já no caso de bebês, é bom os pais discutirem a relação o mais longe o possível e calmamente, para que a criança não tenha problemas. Barulhos e cenas fortes devem ser evitados, pois o cérebro da criança capta tudo em volta e sua audição é extremamente sensível. No caso de problemas escolares, procurem as autoridade estudantis e se for algo mais sério, procure um especialista e participe com toda a família para a recuperação da criança.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino