sábado, 31 de março de 2012

Crianças também sofrem estresse



O distúrbio mais falado do século 21 é o estresse. Para aqueles que acham que o estresse é um distúrbio que só existe em jovens e adultos está muito enganado, os pesquisadores das áreas da mente comprovaram que o estresse, como a depressão, é um mal que ataca também a classe infantil,como crianças e bebês.

O estresse é um mal que se desenvolve em qualquer lugar e ambiente hostil, isso pode acontecer quando um chefe briga com seu funcionário na presença dos demais ou quando há atritos em casa. Com a criança pode ocorrer quando ela encara uma discussão com um colega de classe ou mesmo leva uma bronca da professora, causando um estado de nervosismo e ansiedade.


O estresse infantil pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em bebês de meses, em crianças esses ambientes hostis podem ser problemas com a escola, em casa, com amigos ou com os próprios pais: "qualquer mudança na vida de uma criança pode estressá-la". Problemas familiares, ausência dos Pais ou luto de uma pessoa que a criança se apegava, podem criar situações de bastante estresse. Mas uma das principais causas do estresse nas crianças, por incrível que possa parecer, são os pais.


Na escola sabemos que isso é mais aparente por um fator que hoje é preocupante nas redes de ensino, o bullying, onde a criança sofre maus tratos por parte das demais crianças da escola, por algum defeito físico, posturas que julgam inadequadas ou até mesmo por ser disciplinado. 


Nesse nível de estresse contínuo, a criança se fecha em um mundo só dela, criando amigos imaginários, fazendo desenhos sem nexo, não querendo se sociabilizar com outras crianças, choro ou lamuria, falta de apetite ou aumento do mesmo e até mesmo mudança de comportamento, trazendo a tona a bipolaridade. 



Não dada a devida importância ao estresse infantil, ele pode desenvolver-se em um quadro de depressão profunda podendo causar o óbito ou suicídio, como vimos no ano passado o caso do menino Roliver de Jesus Santos, em Vitória no Espírito Santo, que se suicidou por ser vítima de bullying na escola.
Veja os sintomas de seus filhos para saber se ele está com estresse infantil e tome suas providências:

SINTOMAS DE ESTRESSE INFANTIL

. Irritação, mesmo quando não há motivo aparente.
. Isolamento: a criança deixa de conversar com os pais e amigos e quer sempre ficar sozinha.
. Mudanças genéricas no comportamento: por exemplo, a criança sempre gostou de ir à aula de inglês, mas passa a fazer birra toda vez que chega perto do horário da aula.
. Mudança nos hábitos alimentares: mostra desinteresse pela comida, mesmo pelas que mais gosta.
. Mudança nos hábitos de sono: a criança dorme demais e está sempre cansada.
. Problemas digestivos: acidez no estômago e reclamações de dor de barriga.
. Ansiedade.
. Agressividade.
. Problemas no desempenho escolar, esportivo ou social.


A maneira de prevenir seu filho desse mal é deixa-lo brincar, fazer esportes, ter uma ótima alimentação, educação e ensinamentos que ensinam que devemos conviver com as diversidades e criticas, a família se reunir para conversar, brincar e passear. Já no caso de bebês, é bom os pais discutirem a relação o mais longe o possível e calmamente, para que a criança não tenha problemas. Barulhos e cenas fortes devem ser evitados, pois o cérebro da criança capta tudo em volta e sua audição é extremamente sensível. No caso de problemas escolares, procurem as autoridade estudantis e se for algo mais sério, procure um especialista e participe com toda a família para a recuperação da criança.

terça-feira, 27 de março de 2012

Brincadeiras simples que estimulam seu bebê




Desde a hora que seu filho começa a responder suas brincadeiras, é hora de você começar a brincar com ele para estimular todo o processo de desenvolvimento.

Está comprovado que se o bebê já está falando “papai e mamãe” ele é capaz de fazer tudo oque você ensinar, ou ele pode se espelhar em você para fazer as coisas bem parecidas.


As brincadeiras podem ser envolventes, com livros ou outras coisas educativas, os livros estimulam muito a leitura pra crianças que já são um pouco maiores. Boas brincadeiras também são o jogo da memória e o quebra-cabeça. Por mais difícil que seja pra ele,mostre os desenhos do jogo da memória e ajude seu filho a achar o par, as crianças são bem espertas e tem uma facilidade muito grande em guardar as coisas na memória. Já o quebra- cabeça, é bem mais simples pelo fato das peças serem todas viradas pra cima. Você pode ir ajudando-o dizendo para seu filho onde está a peça, ai ele pegará a carta e juntará com a peça semelhante.

Durante o dia, pegue brinquedinhos e espalhe-os no local onde costuma brincar com seu filho e brinque com ele, converse, sorria, e faça seu bebê achar a brincadeira interessante.

Escolha para o momento da diversão brinquedos que sejam agradáveis à visão do seu filho, mas claro, brinquedos seguros.

No momento em que for dar o banho em seu bebê também aproveite para pôr brinquedos na banheira e brincar um pouquinho com ele, se for aquela criança que não gosta da hora do banho, ela vai adorar essa novidade e por incrível que pareça, o banho será a hora mais divertida do seu dia.

Por fim, quando o sono estiver chegando, conte histórias pro seu bebê, ou cante uma canção de ninar. Seu filho irá dormir rapidinho e até aprenderá a cantar com você.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Segurança para as crianças


As prevenções dos acidentes são algo que muitos pais tentam fazer, mas muitas das vezes se torna um desafio. Livrar as crianças de quedas, afogamento, arma de fogo, machucados causados em esporte e recreação ou parque de diversão entre muitas outras coisas que podem ser diversão e ao mesmo tempo podem virar pra algo que só traga prejuízos, como lesões por descuido. Muitas das vezes esperamos que algo de errado aconteça para podermos tomar cuidados para que nunca mais aconteça nada. E por que não tomar as devidas precauções pra evitar ferimentos ou até mesmo desgraças antes que elas acontençam?
Pais, programem seu tempo direitinho para poder estar com seu filho para sair, tomar um sorvete, brincar, ir a praia se divertir e estar sempre ao lado dele.. ao seu lado fica mais difícil que ele se machuque. Existem também filhos que fazem coisas erradas porque seus pais nunca os alertaram. Então pais, conversem com seus filhos sobre perigos, que é perigoso subir em janelas, descer escadas sozinho... ainda mais se ele for pequeno, acender o fogo, sair na rua sozinho, entrar no carro sem permissão, e nunca fazer nada sem que os pais saibam.
Para melhor segurança de seu filho, não deixe que ele saia de casa com objetos de valores ou acessórios como jóias, relógios, brincos, pulseiras e coisas semelhantes.Existem por ai muitas pessoas malvadas, que só querem fazer mal ao próximo. Então quanto mais você zelar por seu filho, melhor.
 Entre as dicas citadas vale lembrar de riscos que ocorrem quando você vai sair com seu filho de automóvel, nunca se esqueça de pôr o cinto de segurança nele. 
Previna acidentes domésticos que podem ser causados em momentos como deixar seu filho tomar banho sozinho, ele pode escorregar e se ferir gravemente. Não deixe seu filho ligar aparelhos na tomada, pode causar choques. Na cozinha, nunca deixe facas, tesouras ou armas no alcance de seu filho, ele pode fazer uma arte e se ferir.
Medicamentos e produtos de limpeza devem estar guardados em lugares altos onde só os adultos têm acesso.
Na praia, não deixe que seu filho vá ao mar sem que você esteja por perto. As dicas para manter seu filho seguro são simples, cuidados diários devem estar te acompanhando no dia a dia sempre. Cuide do seu filho, pois ele é o bem mais importante que existe.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Casinhas de lençol e brincadeiras de corda


Existem muitas formas de você se divertir com seu filho. Já pensou como ele iria adorar que você montasse uma casinha de lençol para brincarem juntos?

Então como montar essa casinha? É muito simples. É um estica daqui e um amarra dali e sua casinha logo estará em ordem. Pegue um edredom e forre o chão, logo em seguida amarre um lençol em cima, preso por cadeiras que ficaram na lateral da casa. Junte as almofadas que irão fazer parte dessa brincadeira, e espalhe-as por dentro da casinha. Quando você chega ao resultado do lençol bem esticado em cima da casinha é por que a brincadeira acabou de começar.
Pegue livros, bonecas ou carrinhos, lanterna, e também fica bem legal preparar um lanchinho pra criança sentir que esta acampando de verdade.
Essa tradicional brincadeira vai fazer com que se torne uma lembrança para vida toda de seu filho. É só soltar a imaginação e se divertir pra valer.
Outra brincadeira que agrada as crianças de todas as idades é a brincadeira de corda. As brincadeiras mais comuns que existe com a corda são:
Subir na roseira: Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam uma fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila e começa a saltar recitando um verso. Que seria o seguinte.

Criança 1: Ai, ai.

Criança 2: O que você tem?

Criança 1: Saudades

Criança 2: De quem?

Criança 1: Do cravo, da rosa e de mais ninguém.

Criança 2: Subia na roseira

Criança 1: Desci pelo galho.

Criança 2: Fulano(diga um nome) me acuda se não eu caio.

A criança 2 sai e entra a pessoa que foi chamado, na frase acima. O jogo só termina quando todos forem chamados.
Foguinho: As crianças batem a corda recitando um versinho que é: Salada, saladinha bem temperadinha com sal, pimenta, fogo, foguinho. Quando a palavra foguinho é dita a corda começa a se movimentar cada vez mais rápido. Vence quem ficar pulando mais tempo sem esbarrar na corda.
Cobrinha: Duas crianças deixam a corda encostada no chão fazendo um movimento de ondulação, enquanto entra um de cada vez seguindo a ordem de uma fila. Com a sacudida cada vez mais rápida, vence quem encostar-se à corda por último.
A brincadeira da casinha de lençol e da corda são brincadeiras antigas, que estarão sempre entre as preferidas da criançada. Por que trazem diversão e o mais legal, os pais também podem participar.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Festas temáticas- Como organizar?



Existem vários tipos de festas e vários tipos de organizações. As festas temáticas são muito interessantes, dá bastante trabalho para organizar, mas o resultado é magnífico, principalmente se for bem pensada pra que tudo dê certo. Para isso é preciso que a pessoa peça ajuda a alguém que tenha prática, ou se ela mesma tiver, será tudo mais fácil. Organizar tudo nos mínimos detalhes também é muito importante.
Oque você já tem que ter em mente é: O tema, a decoração, local da festa, número de convidados, cores da decoração, comida que será servida e data e hora da festa.
Os detalhes para organizar uma festa temática são imprescindíveis, porque são os pequenos detalhes que trarão sucesso pra festa. Os balões, os docinhos, o bolo e as cores fazem parte dos detalhes de uma festa temática.
A grande sensação hoje está nos docinhos que são personalizados com o tema da festa, assim como o bolo e as famosas fotos comestíveis que também são muito usadas. Existem várias confeitarias que tem todo o trabalho de fazer os deliciosos docinhos e só lhe entregar. O tema mais usado para meninas é de fadas, princesas e bonecas. Agora para os meninos é dos carros e super-heróis, mas os personagens de games estão ganhando seu espaço e agradando cada vez mais a meninada.
Os pratinhos, copos, bandejas e talheres devem ser todos personalizados também.
A comida que será servida deve estar em lugares de fácil acesso pra todos se servirem. É bem interessante também ter uma mesa toda personalizada com vários doces para as crianças. As mesinhas para os convidados se sentarem, ficarão lindas forradas com uma toalha do tema, e em cima das mesas ficarão as lembrancinhas, como vasinhos com uma flor e no centro da flor uma foto do aniversariante, entre muitas outras opções, tudo vai da criatividade.
O cenário deve estar lindo com as imagens do tema e com os balões com cores de acordo com o restante da decoração. É legal também deixar tocando na festa uma música do cantor preferido de seu filho e coloque uma iluminação bem bonita, vai ficar muito legal.

Não só as crianças se divertem nesse tipo de festa, os adultos também gostam muito. Até arrumam a desculpa de ter que levar o filho pra se divertir também. Vale tudo pra aproveitar a alegria da criançada.
Com toda certeza do mundo, vai ser a melhor festa que seu filho pode sonhar. Acertando todo aos mínimos detalhes, ficará tudo muito lindo. Aposte na idéia de festa temática e divirtam-se!

terça-feira, 13 de março de 2012

Divirta-se com o seu filho na praia



Existem muitas formas de se divertir com seu filho. Passeios no parque, levá-lo pra comprar brinquedos, tomar sorvete, ir a uma lanchonete entre outras várias coisas que existem para que seu filho se distraiam e ele se divirta com você.
Que pai não gosta de levar o filho pra praia? De fato, o passeio que mais é proporcionado às crianças são praia e parque. Além de ter espaço para que seu filho corra e brinque, você também pode pegar um sol, tomar banho de mar, tomar um sorvete e muito mais.
Assim que resolverem que irão à praia, prepare seu filho, coloque uma roupa adequada como uma sunga ou um biquíni. Em sua bolsa de praia não pode faltar protetor solar, bronzeador, toalha e chinelos. Os óculos de sol já devem estar nos olhos assim que for sair de casa, para que proteja sua vista dos raios solares – não se esqueça que crianças também precisam de proteção ocular.Não esqueça de levar os brinquedos de seu filho pra você brincar com ele, um baldinho com pá, caminhãozinho com suporte para areia, bóia, raquete e bolinha!
Claro que não precisa levar tudo isso se não quiser, ainda mais se você a pé até a praia, pelo fato de ter que carregar tudo, mas leve alguma coisa... essas lembranças vão acompanhá-lo durante toda a vida!
Chegando à praia, escolha um lugar para ficarem e forre a areia para se sentarem e claro, nunca se esqueça de passar o protetor solar (ainda quando estiver em casa), pra ele lhe oferecer proteção no caminho à praia, lembre-se: o sol é muito bom, desde que saiba como evitar riscos causados por ele.
A grande brincadeira que as crianças adoram é fazer castelos na areia, e você pode ajudar os pequenos, juntando areia nos baldinhos e montando. Não tem criança que não goste!
Quando seu filho não quiser mais brincar na areia, coloque a bóia nele e leve-o pra água do mar, para as crianças isso é muito legal. Deixe-o na água, mas não descuide, o mar pode se tornar perigoso para crianças caso os pais não estiverem perto.
Normalmente as crianças se cansam demais quando vão à praia ou entram em piscinas, quando esse cansaço vier, significa que está na hora de voltar para casa pra descansar. Nada melhor que tomar um sorvete antes, não é?
Depois da chegada em casa é só tomar um banho e ligar a tv pro seu filho assistir o desenho favorito e esperar para a próxima vez.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Como Fazer Seu Filho Ficar Quietinho Na Hora De Cortar O Cabelo?




Uma grande parte das mães fica com medo do dia em que será preciso levar seu filho para cortar o cabelo. Por que todos sabem que crianças são muito impacientes na questão de ir ao cabeleireiro, principalmente quando são pequenos, se bate pra cá e chora pra lá. Então, para ajudar nessa situação bem tensa, algumas dicas podem ajudar:
O melhor salão que existe é um que seja próprio para crianças, que por sinal, é um verdadeiro paraíso. Existem cadeiras personalizadas em formas de carrinhos, aviõezinhos e outros, e as crianças se divertem muito. As paredes desse lugar são todas desenhadas, um verdadeiro mimo para seu filho. E os profissionais que lá exercem os cargos, já sabem como lidar para entretê-los para o corte de cabelo ou fazer um penteado. Tudo isso é oferecido para o conforto dos pequeninos.

Nas capitais, já é comum encontrar esse ambiente em alguns salões.






Quando for levá-lo, leve brinquedos inéditos ou pegue bobs e escovas para que seu filho se divirta. Para as crianças mais levadinhas, aposte em mini games ou dvds portáteis com os desenhos favoritos. Deixe seu filho se sentar sozinho na cadeira, ele até vai se sentir gente grande - como toda criança quer se sentir. Segundo os profissionais de salões, a mãe que se senta com seu filho no colo pra cortar o cabelo, mais atrapalha do que ajuda.
As táticas não são muito difíceis, por mais que as crianças sejam inquietas, elas não são difíceis de distrair. Use a criatividade e seu filho vai perder o medo de ir ao salão.

terça-feira, 6 de março de 2012

Seu filho tem dormido bem?



O sono dos filhos é uma coisa que preocupa demais os pais que ainda não são muito
experientes no assunto. Aqui você saberá exatamente quanto tempo seu filho precisa dormir para ter saúde e disposição no dia a dia.
É pra morrer de inveja! Durante os primeiros tempos de vida, o bebê passa mais de dois terços do dia com os olhos fechados, embalados em um sono despreocupado.
É isso mesmo que acontece com bebês que acabaram de vir ao mundo. Eles dormem, em média, de 16 a 20 horas por dia. Incluindo as belas cochiladas que todos os bebês dão durante o dia todo. Mas o sossego vem em primeiro lugar para o desenvolvimento dos pequeninos.
Pra quem ainda não sabe, é durante o sono que acontecem a produção de hormônios e crescimento de células que serão responsáveis pelo funcionamento do organismo, e além disso tudo, o bom sono é muito importante para consolidar a memória. 


É comprovado: quanto menor for tempo de sono da criança , mais ela corre o risco de se tornar ansiosa, depressiva e a agressiva no futuro. Já deu pra todos perceberem que quando o assunto é o sono de uma criança o papo é serio.
Os especialistas no assunto estimulam um número de horas médias para o sucesso de uma criança crescer saudável. Não muito diferente dos adultos, existem pequeninos que são mais preguiçosos e outros bem agitados.
Como você mãe, conhece seu filho mais do que ninguém, pode apostar na sensibilidade e na intuição para acertar a hora dele dormir e acordar. O choro, muitas das vezes, é de uma criança que está com sono e a mãe não sabe.
Fiquem ligadas mamães, quando perceberem olheiras em seus filhos ou um humor irritadiço, observem as horas de sono deles e vejam o que está acontecendo de errado, que dificuldade eles estão tendo para descansar bem. 
Um caso que sempre acontece é que as crianças sentem cólicas ou refluxos e por esses e outros motivos não conseguem dormir direitinho.
Verifique o berço ou cama em que seu filho dorme, o problema pode ser no conforto também, um colchão fofo demais ou outros mais duros, ou um travesseiro desconfortável, contam muito na questão do sono de uma criança e até mesmo de um adulto.
Com tantas dicas para detectar o insucesso do sono de seu filho está mais fácil você ajudá-lo, não está?

sábado, 3 de março de 2012

Comporte-se na maternidade


Existem várias maneiras de se comportar na maternidade e também em certas ocasiões.
Na hora das visitas sempre existem aqueles que vão te ver sem ao menos ter grandes laços com a família.

Então trate como qualquer outro ente querido e dê a devida atenção para a pessoa.
Tente também não ficar se irritando com tudo e todos na maternidade.
Seja simpática com os médicos, enfermeiras e com as outras mamães.
Se comportar no termo "mãe" também é o essencial. Saber as horas de pegar seu bebê, e lavar as mãos para isso. Fazer suas higienes diariamente.
Cuidado com os palpites também, nem tudo se fala em uma maternidade.
Mas os comportamentos virão com o amadurecimento e devem acontecer bem naturalmente. Mantenha-se calma e entenda que você não é a única mulher a estar vivendo um momento único, especial e delicado, seja gentil com todos e receberá o retorno disso.
 

Kits e Gifts Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino